Marcas 1.4: Do Rio Grande do Sul para o resto do país

Imprimir Notícia Imprimir Enviar Notícia Envie essa Notícia

05/08/2017 - 22:00:00


Soluções criadas no estado se espalham pelos regionais do Brasil

Porto Alegre, 01 de agosto - E a fórmula criada pelos gaúchos para combater a crise começa a se espalhar pelo restante do país, o Marcas 1.4, categoria que foi criada para unir o baixo custo e o alto nível de competitividade despertou o interesse de outros estados que iniciam a aplicação da formula adotada aqui.

Urbano da Silva, diretor de velocidade da Federação Gaúcha de Velocidade iniciou o projeto do Marcas 1.4 ainda em 2014 buscando uma solução para baixar o custos e aumentar a competitividade. Utiliza motorização Chevrolet 1.4, com sistema de injeção eletrônica fornecida pela Hardware Car e amortecedores/ molas padronizados e fornecidos pela Xtreme Motorsports. O sistema de escapamento também é padronizado, garantindo o equilibrio de desempenho entre todos. O resultado foi o sucesso da nova categoria, que tem alinhado média de 35 carros nas cinco etapas já disputadas.  
Este grid despertou o interesse de promotores de fora do estado. E, o primeiro fruto concreto é a Copa Jr. que fez sua estréia no último final de semana em Goiânia, alinhando seus carros na etapa em conjunto com o regional do Marcas e Brasileiro de Turismo 1600. A Copa Jr. é o primeiro "clone" do Marcas 1.4 Gaúcho, e utiliza o mesmo conjunto de molas e amortecedores fornecidos pela Xtreme, sistema de injeção Hardware Car e escape.

"É um orgulho enorme ter nossa idéia se espalhando pelo Brasil, recebemos a visita do Joel Júnior de Goiânia, apresentei o modelo e os fornecedores e eles resolveram adotar nosso modelo, que é de longe o mais economico e acessível, além do grande equilíbrio de desempenho" - comentário de Urbano da Silva, criador do Marcas 1.4 gaúcho.

O Gaúcho de Marcas 1.4 continua no próximo dia 13 de agosto no Autódromo de Tarumã com a 5a etapa da temporada. 

Marcas 1.4 tem alinhado em média 35 carros em cada etapa - Foto: Dudu Leal


Erlon Radl