Endurance: Sob muita chuva, Tiel Andrade/Franco Pasquale vencem em Santa Cruz

Imprimir Notícia Imprimir Enviar Notícia Envie essa Notícia

29/05/2017 - 09:30:00


Numa etapa dominada por muita água, o resultado pode ser considerado "lógico": o protótipo "Tubarão" venceu.
 
Com muita chuva desde os primeiros treinos, ainda na sexta, foi um fim de semana complicado até o final. Algumas rodadas acontecidas em plena reta mostravam que as condições eram realmente críticas.
 
Mais rápido na sexta e fazendo a pole position, a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade mostrava que estava com pilotagem e carro afinados para o tempo molhado. Na manhã de sábado, com uma leve diminuída nas precipitações, que deixou a pista apenas úmida, foi realizado o classificatório, com pole do Tubarão #5 Duratec Turbo de Franco e Tiel marcando o tempo de 1:30.198.
 
Sob estas condições um pouco mais favoráveis, a direção de prova optou antecipar a largada para as 10h, ao invés das 13h, decisão que se mostrou acertada, pois foi a única parte do dia em que a chuva diminuiu, tendo a largada ocorrendo com pista úmida, sem grandes acúmulos de água.
 
Franco, que largou no Tubarão, sofreu a pressão do inglês Stuart Turvey (protótipo Scorpion Hayabusa Turbo), e posteriormente de João Cardoso Jr (MRX #44), mas entregou o carro na liderança para Tiel Andrade, que manteve a ponta. Com a chuva voltando forte, a direção de prova obrigou-se a determinar a presença do safety car, que ficou praticamente meia hora liderando o pelotão, até que, completados 75% de prova, foi dada a bandeirada, conforme permitem as normas desportivas.
 
Franco conta sobre as dificuldades: "Consegui fazer uma ótima largada, mantendo a ponta e, com um ritmo forte para abrir uma vantagem sobre o segundo colocado, pois com chuva é mais complicado ultrapassar os retardatários. Assim, consegui ficar na ponta até a primeira janela, quando passei o carro pro Tiel. A partir daí, a corrida foi com safety car, por motivos de segurança. Foi um excelente resultado, recuperamos pontos importantes para a voltar a lutar pelo campeonato.", disse o piloto oriundo de Gramado (RS).
 
A próxima etapa do Gaúcho de Endurance será dia 19/08, também em Santa Cruz e, desta vez, válida pelo Brasileiro, que tem sua próxima etapa em Curitiba, 24/06.
 
A equipe tem o patrocínio de Moinho Vacaria, Leal Construções, Noko Química, Eurobike, Yokohama, Atout, Pro Tune e Bio-Circle.
 
 
Texto: Niltão Amaral
Fotos: Dudu e Fábio Leal/MS2


Divulgação - Foto: Dudu Leal